
A ideia desse serie de imagens surgiu numa conversação com amigos en 2005. O assunto éra ligado aos moradores da Zona Norte.
Essa população, esquecida pelo poder público que prefira investir dinheiro nas áreas já mais desenvolvidas (Zona Sul) ou em desenvolvimento por conta próprio (Zona Oeste), representa portanto uma parte fundamental da vida carioca e da cultura brasileira. A torcida grita mais na Zona Norte, as baterias batem mais forte lá.
Mais isso não gera dinheiro. A especulação imobiliária prefira mostrar os lugares mais bonitos da cidade, usando os cartões postais dela como uma vitrine. As pessoas morando na Zona Norte são usadas para recuperar o dinheiro (impostos) que vai ser usado para melhorar as condições de vida dos turistas e dos moradores mais ricos da cidade. Esse processo foi ampliado com os escolhas do Rio de Janeiro para acolher o PAN2007, assim como jogos da copa do mundo de futebol de 2014 e as olimpiadas de 2016. O dinheiro vai chegar dos poderes públicos (Governo Federal, Governo Estadual, Prefeitura) para ser usado na Barra da Tijúca, deixando mais uma vez a Zona Norte no lado.
O princípio era o seguinte : tirar imagens dos lugares mais famosos do Rio de Janeiro, visto de angulos raros (como as pessoas esquecidas podem ver esses lugares), e mostrar como os moradores são usados para vender a cidade como um produto (código de barra) que pode trazer dinheiro em mãos privadas.
O Cristo, visto da Rua das Laranjeiras
Conjunto Lagoa/Ipanema/Leblon, visto da favela Pavão-Pavãozinho
Como sempre, a ideia ficou assim um tempão sem ser desenvolvida. Foi um ano depois que eu saiu de novo com esse princípio, que usei para a capa do meu trabalho final de graduação (dez. 2006). Finalmente resolvi realizar mais algumas imagens para ver o que que poderia dar.
Obrigado á João e Pharra, pelas discussões, descobertas, etc, e desculpe para ter desenvolvido o conceito sem Vocês. Mas ainda tem muito para fazer.

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